Os 8 museus imperdíveis no Brasil

Os 8 museus imperdíveis no Brasil

 

Como o maior país da América Latina, o Brasil abriga uma complexa história social.

Da colonização dos portugueses à chegada da herança africana das décadas de escravidão; a rica diversidade da nação é retratada por seus muitos museus e galerias de arte que preservam o passado e o presente do Brasil.

Vamos agora explorar alguns dos principais museus do país.

 

Museu do Amanhã

Desde sua inauguração antes das Olimpíadas de 2016, o Museu do Amanhã se tornou a atração mais visitada do Rio de Janeiro.

Um ícone da recém-reformada Praça Mauá, a impressionante aparência do outro mundo foi projetada pelo arquiteto neo-futurista espanhol Santiago Calatrava.

Como museu de ciências, o Museu do Amanhã explora questões de sustentabilidade e mudanças climáticas e prevê cenários futuros do nosso planeta com base em implicações ambientais, sociais e econômicas.

Os monitores interativos e o foco em imagens vibrantes fazem desse museu um passeio dinâmico e divertido.

 

Museu Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é o arquiteto mais famoso do Brasil.

Embora a maioria de suas obras sejam exibidas em Brasília, o próprio museu fica em Curitiba, no sul do Brasil.

Niemeyer projetou o museu pessoalmente e mostra seu estilo modernista de marca registrada com traços curvos.

O museu tem uma série de exposições rotativas que exibem artistas brasileiros e internacionais, além de uma exposição permanente do melhor trabalho de Niemeyer.

 

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Com uma localização privilegiada no conceituado centro de negócios de São Paulo, a Avenida Paulista, o MASP não precisa se esforçar para se destacar de seus arredores.

Uma grande estrutura vermelha em forma de caixa equilibra-se em grandes pilares e é um exemplo notável da arquitetura modernista.

Projetado por Lina Bo Bardi e concluído em 1968, este museu estilizado contém a mais importante coleção de arte ocidental da América Latina.

 

Museu do Oratório

Situado dentro de paisagens históricas do charmoso Ouro Preto, o Museu do Oratório contém uma coleção de oratórios católicos que datam entre os séculos 12 e 17.

Exibido dentro de uma mansão histórica de três andares, o museu inteiro é dedicado a artefatos religiosos.

No entanto, mesmo aqueles que não são religiosos, irão apreciar o nível extraordinário de cuidado e detalhes que foram dedicados à criação de cada artefato.

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Fundada em 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu mais antigo de São Paulo e um dos museus mais importantes do Brasil.

Está localizado dentro de um edifício histórico projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi.

Após sua renovação nos anos 90 por Paulo Mendes da Rocha, este museu tornou-se um centro de cultura dinâmico que oferece vários eventos culturais, bem como uma ode a algumas das exposições de arte mais importantes do Brasil.

Abrigando uma das maiores coleções de pinturas brasileiras do século 19, a Pinacoteca do Estado de São Paulo também tem uma importante gama de arte modernista que merece uma visita.

 

Museu de Arte Sacra

A histórica cidade de Salvador é residência do Museu de Arte Sacra, uma galeria de arte situada no antigo Convento de Santa Teresa de Ávila.

Este museu foi fundado para proteger e preservar a arte sacra luso-brasileira.

Hoje contém peças raras de marfim, ouro e prata, além de uma coleção de pinturas do século XVIII que refletem a dinâmica de Salvador, com suas cores vibrantes e formas arrojadas.

 

Inhotim

Localizada a 60 quilômetros de Belo Horizonte, Inhotim é uma das galerias de arte mais comentadas e fascinantes do Brasil.

O fundador do museu é Bernardo Paz, que comprou a terra nos anos 80, quando os construtores ameaçaram destruir as paisagens naturais que cercavam sua fazenda.

Paz pediu ao paisagista brasileiro Roberto Burle Marx para transformar a terra em um jardim botânico antes de permitir que alguns dos melhores artistas do mundo construíssem enormes obras de arte aqui.

Atualmente, existem mais de 500 obras de arte para admirar, incluindo destaques como Sonic Pavilion por Doug Aitken.

Esta instalação de som de 200 metros / poço possui um microfone na parte inferior e ecoa os sons da terra para qualquer pessoa que visite.

 

Museu de Arte de Belém (MABE)

O Museu de Arte de Belém – muitas vezes abreviado para MABE – está localizado dentro do Palácio Antônio Lemos, e às vezes é chamado de Palácio Azul.

O prédio foi construído entre 1868 e 1883 e é conhecido por seu vistoso exterior neoclássico, móveis de época e interiores decorativos que refletem a era do boom da indústria da borracha no Brasil.

O Museu de Arte contém uma longa linha de importantes coleções de arte, incluindo mais de 1.000 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, livros e fotografias.

Se encantou com a quantidade de bagagem histórica que pode ser vista nos museus que se espalham pelo Brasil? Então não perca tempo e viaje para conhecer o quanto antes.